quarta-feira, 18 de julho de 2007

Playba Advices you



Anothers damn fuckin' places in Belém.


Icoaraci
Lat: 1°17'54.71"S
Log: 48°28'48.26"W

Distrito da cidade de Belém, antigamente era uma lugar de Playbas mas depois passou a ser um projeto para um Lixão, só que os moradores vetaram o projeto e decidiram fazer um cenário de Detroit no futuro antes do Robocop.Com favelas aos arredores, as gangs tomam conta do lugar para fazer os joguinhos de arena (de gladiadores) todo fim de semana. Se juntam para arrastões, pular fogueira, pintar o cu de vermelho e fazer a raspa nos centros de reabilitação de menores. Com uma bela vista para o rio, Icoaraci tem uma grande potencial turístico. Claro, se implodirem tudo, mandar todo mundo embora e reconstruírem.

Tráfego de bicicletas no meio da rua em Icoaraci (do tupi, que significa "Maldito lugar")



Atrações Turísticas: Partida de "Qual é a Gang" todos os fins de semana, ônibus com passeio pela orla gentilmente apelidado de "lata de sardinha", mulheres bonitas empanadas com a areia limpa das praias paradisíacas (a propósito eu estou sendo sarcástico).


Pedreira
Lat: 1°25'28.08"S
Log: 48°28'11.48"W

Um bairro com um nome desses o que há de se esperar, não? Transpassado por pequenas invasões a "Pedrêra" antigamente era um interiorzinho do tipo do Sinhôzinho Malta, lá ninguém vivia se não tivesse proteção. Cheio de interioranos pé-de-cana e velhos tarados que agarravam as meninhinhas, o bairro ficou conhecido pela hospitalidade para com os que iam morar lá. Se não pagasse, não vivia, se não vivia não pagava... ou algo assim. Aparelhagens em pontos estratégicos atraem as "comunidades" invasoras que contrastam com o glamour da classe-média-pobre-assalariada-funcionária-pública. A Porqueira Cabana se localiza neste bairro, palco de vários tipos de expressões "culturais" como Pará-folia, onde as pessoas se divertem e ninguém morre, só ocorrem acidentes de percurso. Época em que a delegacia hiperlota e "neguin" tem que ficar algemado no poste ou no quintal do distrito. A Porqueira cabana também abriga "terrêros" de Umbanda, vagabundos cachaceiros e é usada como motel.

Pedreira em dias de Pará-Folia



Atrações turísticas: Cão morrendo atropelado, assalto pela frente, assalto por trás, assalto de pára-quedas, assalto no Posfama, assalto na Igreja da Barão...


Marambaia
Lat: 1°24'9.59"S
Log: 48°27'11.81"W

Território da beleza e do caos, a Marambaia é um bairro estranho. Com gente estranha, com uma arquitetura estranha, com "Points" estranhos, com ônibus estranhos. De fato deve existir queima de maconha nesse bairro pois as pessoas pensam de um modo estranho. A verdade é que se você quer ver a maior concentração de cabocos* por metro quadrado é aqui que você encontra. A classe-média caboca decidiu se instalar nesse remoto "place" onde encontramos entradas sem saída, bares de pagodão, carros usados rebaixados e todo mundo pagando de "gatinho", ostentando o quê não tem. Não foi por falta de boa educação, foi por pura escolha que a veia caboquística imperou nessa comunidade. Por livre e espontânea ação dos moradores que doutrinam as crianças em cultos e rituais satânicos ao som de Babado Novo, Jeito Moleque e FB Mania. As crianças primeiramente são vestidas com camiseta, boné e bermudão, ficam embaixo do prédio falando mal da vida dos outros, com a mala do carro aberta para que o som seja ouvido bem de perto (com as pessoas tendo que gritar para conversar) e os refrões contendo mensagens subliminares destruam qualquer tipo de bom gosto dos pequenos.

Rituais satânicos de iniciação dos new-cabocos

Atrações Turísticas: Pagodão do Zilão, Pagodão da Zurema, Pagodão do Zapônes, Pagodão do Zacarias, Bregão da Zoraide, Bregão da Zorona...



* Caboco = Originária da palavra Caboclo, filho de índios com brancos. Perjorativo "Caboco", pessoa sem noção, que quer aparecer, que faz palhaçadas. No sentido racista-nacional "espírito de Preto presepeiro".





4 comentários:

Borra Borrão disse...

Icoaraci é a própria Cingapura paraense. Acho o verdadeiro extrato de pomarolla, por exemplo, rolar na areia e ficar que nem uma gó a milanesa.

Belos tempos aqueles em que a pedreira era lugar de desova de corpos, agora com a globalização não se pode mais jogar os corpos por lá com descaso total.

Quanto a maramba's neighbourhood... quem nunca foi no extinto olê olá pegar uma piriguete???

Jack, você entende da high society.

Ser_Brasil disse...

Huahauhauahuahauhauahuahauahua!

=D

A-D-O-R-E-I as imagens deste post, tão ducarajo mesmo, bem condizentes com a realidade desses pontos turísticos da cidade!

Só uma nota: o "Pseudo Folia" não é mais na Pedreira, foi tranferido pra outro bairro da Zona Metropolitana de Belém pra que houvesse um melhor intercâmbio entre as "comunidades" da Sacrabala, Pedreira, Telégrafo, Barreiro com o pessoal de Ananindeua/Benevides/Marituba...

=)

Alucinógena disse...

OAHoUAHouHauoHUOahUOahUOAHouHAuo

Tava inspirado mesmo, né, mano?!

Do caralho, adorei, principalmente o final (a legenda então, nem se fala). E a parte do "estou sendo sarcástico"!?

HaoHaoHauoHUOahoUahOHaoHaoHahoa

Isso merece até um POST! Qualquer dia, quando eu tiver com menos fome, eu faço.

#)

Barba Negra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.